Visão e Missão
O Sistema Mackenzie de Ensino (SME) foi criado com o propósito de elaborar materiais didáticos de excelência que auxiliem os educadores comprometidos com os princípios e valores cristãos no cumprimento de suas tarefas.A Visão e a Missão do Sistema Mackenzie de Ensino são as mesmas de sua entidade mantenedora, o Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Visão
Dedicar-se às ciências divinas e humanas, caracterizar-se pela busca contínua da excelência no ensino e na pesquisa e primar pela formação integral do ser humano, em ambiente de fé cristã.
Missão
Educar o ser humano criado à imagem de Deus para o exercício consciente e crítico da cidadania e da dignidade, preparando-o para a vida e contribuindo, assim, para o desenvolvimento do ser e da sociedade, por meio do ensino e das atividades científicas, culturais, esportivas, sociais e espirituais.
A filosofia do Sistema Mackenzie de Ensino (SME) é cristã. Fundamenta-se nos pressupostos bíblicos como a única fonte da visão de mundo e de vida (cosmovisão) que norteia o sentido de ambos. Tem como objetivo maior promover a glória de Deus, centrada na Pessoa de Jesus Cristo. Pressupõe uma perspectiva peculiar das três relações fundamentais do ser humano: a relação com Deus, a relação com o próximo e a relação com o mundo, o cosmos em que vivemos.
AS RAZÕES PARA ADOTAR O SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO
1. Material alicerçado sobre valores e princípios cristãos O aluno será sempre encorajado a cultivar as virtudes cristãs, como o respeito ao seu próprio corpo, o respeito ao próximo e o cuidado com a natureza.
2. Modelo pedagógico cognitivo-interacionista Associa o raciocínio dedutivo do conhecimento transmitido pelo professor, envolvendo continuamente o educando na atividade de investigação e reflexão.
3. Proposta de alfabetização aliada ao método fônico Ensina ao aluno a correspondência entre símbolos e sons desenvolvendo atividades de análise e síntese que darão suporte para uma interação efetiva com o objeto do conhecimento.
4. Abordagem interdisciplinar e visão integrada dos conteúdos Substitui um modelo em que as matérias são desvinculadas entre si por um modelo que associa os saberes teóricos aos saberes práticos e aos saberes éticos e morais.
5. Proposta pedagógica em harmonia com a cosmovisão cristã Entrelaça as áreas do conhecimento com valores e princípios bíblicos, de forma que o aluno tenha uma visão integrada e multidisciplinar dos conteúdos.
6. Variados materiais de apoio CDs com músicas, histórias, pôsteres e uma cuidadosa seleção de materiais paradidáticos.
7. Projeto gráfico simples e atraente A apresentação do material motiva e facilita o aprendizado, encanta a criança e torna o período escolar tão prazeroso quanto eficaz.
8. Liberdade da escola parceira para executar seus próprios projetos O professor é um elemento ativo no processo educacional, tendo liberdade para criar atividades e projetos que atendam às peculiaridades dos alunos.